O pacto reflete um compromisso conjunto das instituições envolvidas para garantir que a saúde e o modelo preditivo deixem de ser um privilégio e se torne um direito universal e acessível. Assim, por meio da colaboração entre os setores privado e público, a sociedade como um todo se beneficia.
Conforme estudos recentes da Organização Mundial da Saúde, os dados epidemiológicos são alarmantes – mais de 50% da população brasileira acima de 40 anos já possui Doenças Crônicas Não Transmissíveis - DCNTs. Além disso, mais 40% da população que é Diabética do Tipo 2, ainda não foi diagnosticada. Nesse contexto, o acesso a inovações e tecnologias preditivas são relevantes.
O pacto é uma forma de unificação dos esforços de instituições públicas e privadas, cada uma contribuindo com suas competências e recursos. As instituições privadas podem oferecer serviços especializados e tecnologias mais avançadas, enquanto as públicas garantem o acesso universal e a cobertura aos grupos mais vulneráveis. O objetivo é que todos os envolvidos tenham uma responsabilidade compartilhada na melhoria da saúde de toda a população.
O Pacto Saúde do Futuro, Hoje. – Fomenta a criação e o desenvolvimento de Ecossistemas de Inovação Integrados, unindo as instituições da cadeia de valor da saúde, as empresas de tecnologia, juntamente com os Hubs – os quais terão papel relevante: auxiliar no desenvolvimento mais homogêneo das startups e Healthtechs.
É fundamental avaliar o impacto da cultura local, para o engajamento social, portanto, a partir das parcerias regionais, o Pacto será difundido, ressaltando a importância dos hábitos e estilo de vida, para a promoção de saúde. Campanhas de conscientização serão feitas a partir da atuação dos players locais e dos embaixadores de cada região.
A iniciativa chancela um selo de responsabilidade social e ESG para as instituições envolvidas. Ao priorizar a saúde pública e colaborar com a melhoria do bem-estar social, as instituições privadas e públicas mostram que, além de atender às suas necessidades individuais, elas têm um compromisso com o bem coletivo.
Desenvolvimento de ações para a sensibilização sobre a relevância do Pacto Nacional Saúde do Futuro, através da integração entre as instituições dos setores públicos, privados e da sociedade civil.
Desenvolver e integrar os Ecossistemas de Inovação no Brasil, gerando a oportunidade para que as startups e healthtechs, assim como demais empresas no setor possam ter acesso a cadeia de valor da saúde pública e privada. Selecionar e desenvolver as startups e healthechs, para que se tornem mais maduras e competitivas no cenário nacional. Planejamento Estratégico Integrado junto aos principais Hubs de Inovação do país, alinhando as ações e modelos de negócios sustentáveis.
Formalizar a parceria com as instituições que tenham interesse em oferecer a população, independente da classe social, acesso a tecnologias inovadoras, focadas em predicação, prevenção, diagnósticos e tratamentos precoces.
Difundir o acesso prioritário e subsidiado a tecnologias para as instituições participantes do Pacto Nacional Saúde do Futuro. Oportunizando que elas possam conhecê-las estrategicamente. Desenvolvimento de modelos de negócios mais eficientes, garantido a população mais acesso as inovações.